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O e-mail marketing é uma das formas mais antigas de comunicação digital, mas também é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes que existem. 

Claro, existem novos métodos de comunicação com seu público e clientes, como mídias sociais e chat ao vivo. No entanto, com uma base de usuários de mais de 4,5 bilhões de pessoas , o e-mail é o rei dos canais de marketing.

Além disso, o marketing por e-mail tem um ROI de US$ 36 para cada dólar gasto , o que significa que merece um lugar na caixa de ferramentas de todos os profissionais de marketing. 

O marketing por e-mail ainda é classificado como o canal de marketing mais eficaz , superando as mídias sociais, SEO e marketing de afiliados.

Porque? Com todo o hype sobre novos canais, por que essa tecnologia de décadas ainda é uma das estratégias de marketing mais eficazes?

O e-mail marketing está desatualizado?

Apesar da ascensão do social, as pessoas usam e-mail mais do que outras plataformas. Afinal, de que adianta fazer marketing para alguém se ele não está presente?

Os dados mostram que a maioria das pessoas está no e-mail – e o número aumenta a cada ano.

e-mail marketing

Além disso, com o marketing por e-mail, você possui as conexões – não precisa se preocupar com mudanças de algoritmo que prejudicam seu alcance.

Ainda não está convencido? De acordo com a HubSpot, quatro em cada cinco profissionais de marketing dizem que preferem desistir da mídia social do que do e-mail marketing. 

É por isso que construir uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida é mais importante do que nunca.

Há um problema – a maioria das pessoas não sabe como fazer isso direito. (Na verdade, você provavelmente já viu essas pessoas em sua caixa de e-mail.)

Este post é longo, mas vale a pena ler. Vamos percorrer dicas e estratégias para criar uma lista de e-mail, criar um e-mail que os usuários desejam ler, projetar campanhas automatizadas e acompanhar seus esforços. 

Introdução ao E-mail Marketing

O marketing por e-mail é uma estratégia de marketing em que as empresas enviam mensagens promocionais para pessoas em grandes quantidades. É normalmente usado para gerar vendas compartilhando ofertas promocionais, alimentando leads ou expandindo o impacto dos esforços de marketing de conteúdo. 

Se você abrir sua caixa de e-mail agora, há uma boa chance de pelo menos metade de suas mensagens serem de marketing por e-mail, como esta da GlassesUSA: 

Um exemplo de uma mensagem de marketing por e-mail sensível ao tempo que tem uma forte frase de chamariz e incentiva os usuários a agir agora.

Os fundamentos do e-mail marketing

Antes de mergulhar nas estratégias que você usará para criar e alavancar o email marketing, vamos abordar os fundamentos. Essas dicas ajudarão você a maximizar sua campanha de marketing por e-mail , que abordaremos a seguir. 

  1. Permaneça humano: o marketing por e-mail é popular, o que também significa que é competitivo. Use o e-mail para falar diretamente com seus usuários, use o nome deles e deixe-os ver o lado humano de sua marca. 
  2. Use títulos envolventes, mas não atraia e troque : usar títulos de assunto interessantes é crucial para aumentar as taxas de abertura de e-mail, mas mantenha-os no tópico e sem spam. Se os usuários se sentirem enganados, provavelmente cancelarão a assinatura ou marcarão sua mensagem como spam, o que afeta a capacidade de entrega. 
  3. Mantenha as mensagens curtas: a maioria dos e-mails é lida em um dispositivo móvel, portanto, mantenha sua cópia concisa e direta. Direcione os usuários para uma postagem de blog ou página de destino se precisar compartilhar uma tonelada de informações. 
  4. Inclua CTAs na parte superior e inferior : nas páginas de destino, os CTAs são sempre incluídos acima da dobra – use a mesma estratégia com e-mail incluindo CTAs fortes após o primeiro parágrafo e novamente no final. 
  5. Peça permissão e cumpra suas promessas : Nunca compre listas de e-mail – isso é ilegal na maioria dos casos e não trará ROI. Se você oferecer uma oferta ou um ótimo conteúdo, certifique-se de fornecer conteúdo ou ofertas de alta qualidade. 

Lembre-se: você é um convidado na caixa de entrada deles

As pessoas são inundadas com interrupções, argumentos de venda e anúncios em todos os lugares que olham.

Você pode pensar que seu e-mail é especial, mas para o leitor, seu e-mail é um em um milhão – e não no bom sentido.

É por isso que é importante usar boas maneiras.

Entrar na caixa de entrada de alguém é como ser convidado para jantar em sua casa. Se eles pedirem para você tirar os sapatos, faça-o respeitosamente.

Trate sua caixa de entrada de e-mail com o mesmo respeito. Você é um convidado que eles convidaram para entrar em suas vidas e eles podem pedir que você saia a qualquer momento. Portanto, comporte-se da melhor maneira possível e lembre-se… você é um convidado na caixa de entrada deles.

Agora, vamos falar sobre como construir sua estratégia desde o início.

Como funciona o e-mail marketing?

O marketing por e-mail é uma das estratégias de marketing de melhor desempenho, em grande parte porque é bastante intuitivo e muitas vezes automatizado. 

Ele também pode oferecer suporte a várias outras iniciativas de marketing, incluindo geração de leads, vendas e marketing de conteúdo . 

Uma campanha de marketing por e-mail eficaz requer três elementos essenciais:

1. Uma lista de e-mail

Uma lista de e-mail é um banco de dados de assinantes que concordaram em permitir que você envie e-mails para eles. 

Para criar campanhas de e-mail bem-sucedidas, você precisa de uma lista de e-mail ativa e engajada.

2. Um provedor de serviços de e-mail

Um provedor de serviços de e -mail (CRM), também conhecido como plataforma de marketing por e-mail, é um software que ajuda a gerenciar sua lista de e-mail. Também ajuda a projetar e executar campanhas de e-mail automatizadas.

Usar um CRM também permite criar acionadores automáticos quando seu público conclui ações específicas, como enviar um lembrete de carrinho se um usuário adicionar um item ao carrinho e não finalizar a compra. Esses gatilhos permitem que você personalize as interações, o que melhora o engajamento e as taxas de abertura. 

3. Metas Claramente Definidas

O e-mail pode ajudá-lo a atingir uma variedade de objetivos de negócios, incluindo: 

  • impulsionar as vendas
  • aumentar o conhecimento da marca 
  • gerar e nutrir leads
  • manter os clientes envolvidos
  • aumentar a fidelidade do cliente e o valor vitalício

Para executar uma campanha de marketing por e-mail eficaz, sua lista de e-mail, CRM e metas devem estar alinhadas. Então, você pode começar a trabalhar.

A primeira etapa é segmentar sua lista de e-mail de acordo com dados demográficos ou ações do assinante.

Em seguida, crie um e-mail ou uma série de e-mails projetados para levar os consumidores a fazer algo (seu objetivo).

Por fim, use seu CRM para enviar e-mails e monitorar a campanha automaticamente.

Conclusão

Se você tem ignorado o e-mail marketing ou colocado sua estratégia no piloto automático, é hora de intensificar sua estratégia. 

O marketing por e-mail oferece grandes retornos para profissionais de marketing dispostos a aprender como fazê-lo da maneira certa – e não precisa ser complicado. 

Primeiro, lembre-se de que você é um convidado nas caixas de entrada de seus assinantes. Você está a apenas um clique de perder o interesse deles para sempre. Seja educado, respeitoso e entregue valor.

Você vai querer cumprir as promessas que fez. Forneça às pessoas o que elas pediram e envie e-mails regularmente para atender às suas expectativas.

Não existe uma fórmula para aumentar a automação de e-mail . É tudo sobre o que funciona melhor para você e para a voz e o estilo da sua empresa.

  

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