Logo DoctorSites

Os desenvolvedores front-end trabalham com o que o usuário pode ver, enquanto os desenvolvedores back-end constroem a infraestrutura que o suporta.

Ambos são componentes necessários para um aplicativo ou site de alto funcionamento.

Não é incomum que as empresas se deparem com a divisão “front-end versus back-end” ao tentar navegar no desenvolvimento de um novo projeto.

Afinal, há um número crescente de ferramentas no mercado destinadas a ajudar os desenvolvedores a se tornarem mais orientados para o “full-stack”, por isso é fácil para os não técnicos presumir que não há uma grande diferença entre front-end e back-end.

Os desenvolvedores front-end e back-end trabalham em conjunto para criar os sistemas necessários para que um aplicativo ou site funcione corretamente. No entanto, eles têm preocupações opostas.

O termo “front-end” refere-se à interface do usuário , enquanto “back-end” significa o servidor, o aplicativo e o banco de dados que trabalham nos bastidores para fornecer informações ao usuário.

O usuário insere uma solicitação por meio da interface.

Em seguida, é verificado e comunicado ao servidor, que extrai os dados necessários do banco de dados e os envia de volta ao usuário.

Aqui está uma olhada mais de perto na diferença entre desenvolvimento front-end e back-end.

O que é Desenvolvimento Front-End?

O front-end é construído usando uma combinação de tecnologias como Hypertext Markup Language (HTML), JavaScript e Cascading Style Sheets (CSS).

Os desenvolvedores front-end projetam e constroem os elementos da experiência do usuário na página da Web ou aplicativo, incluindo botões, menus, páginas, links, gráficos e muito mais.

HTML

A linguagem de marcação de hipertexto é o núcleo de um site, fornecendo o design e a funcionalidade geral.

A versão mais recente foi lançada no final de 2017 e é conhecida como HTML5.2.

A versão atualizada inclui mais ferramentas voltadas para desenvolvedores de aplicativos da web, bem como ajustes feitos para melhorar a interoperabilidade.

CSS

As folhas de estilo em cascata oferecem aos desenvolvedores uma maneira flexível e precisa de criar designs de sites atraentes e interativos.

JavaScript

Essa linguagem baseada em eventos é útil para criar elementos dinâmicos em páginas da Web HTML estáticas.

Ele permite que os desenvolvedores acessem elementos separados da página HTML principal, bem como respondam a eventos do lado do servidor.

Frameworks front-end como Angular, Ember, Backbone e React também são populares.

Essas estruturas permitem que os desenvolvedores acompanhem a crescente demanda por software empresarial sem sacrificar a qualidade, de modo que estão conquistando seu lugar como ferramentas de desenvolvimento padrão.

Um dos principais desafios do desenvolvimento front-end – que também atende pelo nome de “desenvolvimento do lado do cliente” – é o ritmo acelerado de mudança nas ferramentas, técnicas e tecnologias usadas para criar a experiência do usuário para aplicativos e sites.

O objetivo aparentemente simples de criar uma interface de usuário clara e fácil de seguir é difícil devido às resoluções e tamanhos de tela de computador e dispositivos móveis às vezes muito diferentes.

As coisas ficam ainda mais complicadas quando a Internet das Coisas (IoT) é considerada.

O tamanho da tela e a conexão de rede agora têm uma variedade maior, portanto, os desenvolvedores precisam equilibrar essas preocupações ao trabalhar em suas interfaces de usuário.

O que é Desenvolvimento Back-end?

O back-end, também chamado de “lado do servidor”, consiste no servidor que fornece os dados sob solicitação, no aplicativo que os canaliza e no banco de dados que organiza as informações.

Por exemplo, quando um cliente procura sapatos em um site, ele está interagindo com o front-end.

Depois de selecionar o item desejado, colocá-lo no carrinho de compras e autorizar a compra, as informações são mantidas no banco de dados que reside no servidor.

Alguns dias depois, quando o cliente verifica o status de sua entrega, o servidor extrai as informações relevantes, atualiza-as com dados de rastreamento e as apresenta por meio do front-end.

Ferramentas de back-end

A principal preocupação dos desenvolvedores de back-end é criar aplicativos que possam encontrar e entregar dados para o front-end.

Muitos deles usam bancos de dados confiáveis ​​de nível empresarial, como Oracle, Teradata, Microsoft SQL Server, IBM DB2, EnterpriseDB e SAP Sybase ASE.

Há também vários outros bancos de dados populares, incluindo MySQL, NoSQL e PostgreSQL.

Há uma grande variedade de estruturas e linguagens usadas para codificar o aplicativo, como Ruby on Rails, Java, C++/C/C#, Python e PHP.

Nos últimos anos , os provedores de back-end como serviço (BaaS) têm se tornado uma alternativa viável.

Eles são especialmente úteis ao desenvolver aplicativos móveis e trabalhar com um cronograma apertado.

O que é Desenvolvimento Full Stack?

desenvolvimento de sistemas back-end e front-end tornou-se tão especializado que é mais comum um desenvolvedor se especializar em apenas um.

Como regra geral, o desenvolvimento full-stack por um único programador não é uma solução prática.

No entanto, às vezes, uma empresa de desenvolvimento de software personalizado terá desenvolvedores proficientes em ambos os lados, conhecidos como desenvolvedores full-stack.

Eles são jogadores de equipe poderosos porque têm a amplitude de conhecimento para ver o quadro geral, permitindo que sugiram maneiras de otimizar o processo ou remover obstáculos que possam estar atrasando o sistema.

front-end

Assine nossa newsletter gratuita!

Assine nossa
newsletter gratuita!

Faça parte da nossa lista de contatos, e receba novidades, promoções e artigos publicados em nosso blog. 

Sobre a DoctorSites

Somos uma agência digital especializada em criação de sites para empresas e entre outros serviços relacionados ao Marketing Digital.

Horário de atendimento

Todos os dias, de 08:00h às 00:00.

Mídias sociais

© 2023 – Doctor Sites. Todos os direitos reservados.

Fale conosco
Logo DoctorSites

Ops! Recurso ainda não disponível.

Em breve este recurso estará disponível!. Estamos trabalhando em nosso site para continuar oferecendo o melhor de nossos serviços.

Logo DoctorSites

Parabéns! A sua inscrição na nossa newsletter foi bem sucedida.

Agora você receberá notícias, novidades e publicações de nosso blog em primeira mão. Fique por dentro de tudo!