Com quase 4 bilhões de pessoas em todo o mundo atualmente conectadas à internet, nunca houve um momento melhor para as empresas incluirem blogs em sua estratégia de marketing.
Os blogs não apenas direcionam o tráfego do site e promovem seus produtos e serviços, mas também ajudam você a criar confiança com seus clientes em potencial.
Nesta postagem, vamos destacar os muitos benefícios dos blogs para empresas e como você pode começar a criar conteúdo relevante que direcione links de entrada e tráfego para seu site.
O que é um blog de negócios?
O blog de negócios é uma tática de marketing que usa blogs para obter mais visibilidade online para sua empresa. Um blog de negócios é um canal de marketing (assim como mídia social, mala direta, marketing por e-mail etc.) que ajuda a apoiar o crescimento dos negócios.
Os benefícios dos blogs para empresas
Uma pergunta que muitas pessoas fazem depois de abrir um negócio é se vale a pena ter um blog em 2023.
Resposta curta: Sim! E aqui estão as razões pelas quais dizemos isso.
1. Ajuda a direcionar o tráfego para seu site.
Levante a mão se quiser mais visitantes no site. Sim eu também.
Agora pense nas maneiras como as pessoas encontram seu site:
- Eles podem digitar seu nome diretamente no navegador, mas isso é para um público que você já tem. Eles sabem quem você é, você está no radar deles e isso não ajuda você a obter mais tráfego além do que já está recebendo.
- Você pode pagar pelo tráfego comprando uma lista de e-mails ( não se atreva! ), Explodindo-os e esperando que algumas pessoas abram e cliquem nos e-mails. Mas isso é caro e, você sabe, ilegal .
- Você pode pagar pelo tráfego colocando toneladas de anúncios pagos , o que não é ilegal, mas ainda é bastante caro. E no segundo em que você fica sem dinheiro, seu tráfego para de chegar também.
Então, como você pode atrair novo tráfego ou leitores para seu site? Você pode através de blogs e otimização de seu site para os motores de busca .
Veja como funciona.
Pense em quantas páginas existem em seu site. Provavelmente não uma tonelada, certo? E pense na frequência com que você atualiza essas páginas. Provavelmente não com tanta frequência, certo?
Bem, o blog é uma ótima maneira de resolver esses dois problemas.
Cada vez que você cria e publica um post no blog, é mais uma página indexada no seu site, o que significa mais uma oportunidade para você aparecer na página de resultados do mecanismo de busca (SERP) e direcionar tráfego para o seu site na busca orgânica.
Abordaremos mais os benefícios de blogar em seu SEO um pouco mais tarde, mas também é mais uma dica para o Google e outros mecanismos de pesquisa de que seu site está ativo e eles devem verificar com frequência para ver qual novo conteúdo exibir .
2. Você pode redirecionar o conteúdo do blog para mídias sociais.
Blogar para o seu negócio também ajuda você a ser descoberto através da mídia social. Sempre que você cria um novo artigo, está criando conteúdo que as pessoas podem compartilhar nas redes sociais — Twitter, LinkedIn, Facebook, Pinterest — o que ajuda a expor sua empresa a um novo público que talvez ainda não o conheça.
O conteúdo do blog também ajuda a manter sua presença na mídia social.
Em vez de pedir ao seu gerente de mídia social sempre para criar novos conteúdos para mídias sociais (ou criar esse conteúdo você mesmo), seu blog pode servir como repositório de conteúdo.
Você está fortalecendo seu alcance social com o conteúdo do blog e direcionando novos visitantes ao seu blog por meio de seus canais sociais. Uma relação bastante simbiótica, devo dizer.
3. Ajuda a converter tráfego em leads.
Agora que você tem algum tráfego chegando ao seu site através do seu blog, você tem a oportunidade de converter o tráfego do site em leads.
Assim como cada postagem de blog que você escreve é outra página indexada, cada postagem é uma nova oportunidade de gerar novos leads .
A maneira como isso funciona é direta: basta adicionar uma frase de chamariz geradora de leads a cada postagem do blog.
Muitas vezes, esses apelos à ação levam a coisas como e-books gratuitos, whitepapers, fichas técnicas, webinars, testes ou basicamente qualquer ativo de conteúdo pelo qual alguém estaria disposto a trocar suas informações.
Para ser bem claro para quem não está familiarizado com o funcionamento das conversões de tráfego para lead, é simples assim:
- O visitante chega ao site
- O visitante vê a frase de chamariz para uma oferta gratuita
- O visitante clica na chamada para ação e chega a uma página de destino, que contém um formulário para preencher com suas informações
- O visitante preenche o formulário, envia as informações e recebe a oferta gratuita
Se você rolar para baixo nesta postagem do blog, verá um botão de chamada para ação.
Na verdade, 99,9% das postagens de blog que publicamos têm botões de call-to-action , e o seu também deveria. É assim que você transforma o tráfego do seu site em leads para sua equipe de vendas.
Observação: nem todos os leitores do blog se tornarão leads, e tudo bem. Ninguém converte 100% das pessoas que lêem seu blog em leads. Basta começar a blogar, colocar frases de chamariz em todas as postagens do blog, definir uma referência de taxa de conversão de visitante para lead para você e se esforçar para melhorar a referência a cada mês.
4. Gera resultados de longo prazo.
Os melhores blogs de negócios respondem a perguntas comuns de seus leitores e clientes.
Se você criar consistentemente conteúdo ou artigos valiosos para seu público-alvo, isso o estabelecerá como um líder do setor ou autoridade aos olhos deles.
Você pode imaginar o impacto de enviar uma postagem de blog educacional que você escreveu para esclarecer as coisas para um cliente confuso? Ou quantos negócios a mais um vendedor poderia fechar se seus leads descobrissem o conteúdo do blog escrito por seu vendedor?
“Estabelecer autoridade” não é uma métrica de vaidade tão concreta quanto tráfego e leads, mas é algo muito poderoso. Você pode usá-lo para medir a capacitação de vendas .
Porque, no final das contas, é por isso que muitos optam por começar um blog .
Pense nisso:
- Suponha que os clientes em potencial encontrem respostas para suas perguntas cotidianas por meio de postagens de blog escritas por pessoas da sua empresa. Nesse caso, é muito mais provável que eles entrem no funil de vendas confiando no que você tem a dizer porque você os ajudou no passado – mesmo antes de eles estarem interessados em comprar qualquer coisa de você.
- Os clientes em potencial que leram as postagens do seu blog normalmente entrarão no funil de vendas com mais conhecimento de seus produtos e serviços, seu lugar no mercado e seu setor. Isso contribui para uma conversa de vendas muito mais produtiva do que entre dois estranhos.
- Os vendedores que se deparam com perguntas específicas que exigem uma explicação detalhada ou uma resposta documentada podem extrair de um arquivo de postagens de blog. Esses artigos não apenas ajudam a mover o processo de vendas mais rapidamente do que se um representante de vendas tivesse que criar os ativos do zero, mas também posicionam o vendedor como um recurso útil para seu cliente em potencial – ajudando assim a criar confiança.
5. Os blogs ajudam na criação de links.
Links de entrada ou backlinks estão entre os 200 fatores que o algoritmo do Google considera ao classificar um site na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Muitos especialistas e proprietários de pequenas empresas também acreditam que os backlinks são o terceiro fator mais importante na otimização de mecanismos de pesquisa.
Embora a geração de links de entrada seja essencial, 41% dos especialistas em SEO dizem que o link building é a parte mais desafiadora da otimização de pesquisa.
Quando você cria artigos valiosos não apenas para seus clientes em potencial, mas também para outras empresas que seu público vê como líderes do setor, fica mais fácil obter links relevantes.
Os links para sites oficiais servem como um voto de confiança ou recomendação de outros sites. E sinaliza para o Google que você é confiável e um especialista em seu setor.
Outro benefício dos backlinks é que eles ajudam você a construir sua autoridade de domínio , o que ajuda a melhorar sua descoberta geral nos mecanismos de pesquisa.
6. Gera resultados de longo prazo.
Seria fantástico se você pudesse fazer uma viagem para o Havaí, ir para a academia e dormir quantas horas quiser, e ainda ser capaz de direcionar o tráfego para seu site.
Boas notícias, no entanto! Isso é o que os blogs fazem – principalmente por meio de mecanismos de pesquisa.
Aqui está o que quero dizer:
Imagine que você se senta por uma hora no domingo para escrever e publicar uma postagem no blog. Digamos que a postagem do blog tenha 100 visualizações e dez leads na segunda-feira. Você obtém outras 50 visualizações e cinco leads na terça-feira, pois mais algumas pessoas o encontram nas mídias sociais e alguns de seus assinantes são apanhados em seus e-mails e RSS. Mas depois de alguns dias, a maior parte da fanfarra desse post diminui e você obteve 150 visualizações e 15 leads.
Não acabou.
Como essa postagem agora está classificada, isso significa que, por dias, semanas, meses e anos, você poderá continuar recebendo tráfego dessa postagem no blog.
Portanto, enquanto você ativa o alarme de soneca, surfa no Havaí e levanta peso, também está gerando tráfego e leads. O esforço que você fez ontem pode se transformar em centenas de milhares de visualizações e leads no futuro.
Além do mais, você pode monetizar o conteúdo do seu blog de várias maneiras criativas. Modelos de negócios, como marketing de afiliados, significam que você pode gerar receita com blogs sobre praticamente qualquer assunto – de maquiagem e beleza a acampamentos e motocicletas.
Há uma grande variedade de programas de afiliados por aí onde você pode gerar uma renda indicando pessoas para produtos e serviços relevantes.
Quando se trata de blogs, a maioria de suas vendas provavelmente virá de seus artigos mais antigos.
Mais da metade do tráfego gerado mensalmente no blog da Hubspot vem de postagens publicadas nos meses anteriores. Eles vêm de postagens antigas.
O mesmo vale para os leads gerados no mês atual – cerca de 90% dos leads que geramos todos os meses vêm de postagens de blog publicadas nos meses anteriores. Às vezes, anos atrás.
Chamamos esses tipos de postagens de blog de “composição”. Nem todas as postagens de blog se encaixam nessa categoria, mas quanto mais postagens de blog perenes você escrever, mais provável será que você aterrisse em uma dessas postagens de blog compostas.
Em nossa pesquisa, descobrimos que cerca de 1 em cada dez postagens de blog acabam sendo compostas de postagens de blog .
Embora você não veja resultados imediatos, ao longo do tempo, você poderá contar com uma quantidade previsível de tráfego e leads para o seu negócio sem nenhum investimento de recursos adicionais – o trabalho para gerar esse tráfego e esses leads já está feito.
7. Ajuda você a compartilhar notícias da empresa.
Outro benefício que o blog oferece a todas as grandes e pequenas empresas é um meio para compartilhar notícias e histórias de sua empresa.
Os blogs podem conter não apenas artigos, mas também notícias que destacam o que uma empresa está fazendo.
Você contratou um novo gerente de marketing de conteúdo? Compartilhe em seu blog.
Entrevistou especialistas em marketing on-line e do setor? Poste no seu blog.
Tem um estudo de caso brilhante que mostra como seus produtos e serviços ajudam os clientes? Conte ao seu público sobre isso em seu blog.
Você está hospedando uma feira local ou feira comercial? Chame a atenção para o evento através do seu blog.
Compartilhar notícias da empresa em seu blog não apenas humaniza sua marca, mas também ajuda seu público a ver que nem sempre você vende.
Benefícios secundários dos blogs de negócios
Existem outras razões pelas quais as empresas podem querer começar um blog , mas acho que são menores e se afastam dos principais benefícios dos blogs.
Por exemplo, adoramos usar nosso blog para testar campanhas extensas e baratas antes de investir muito dinheiro e tempo em sua criação. Também adoro usar nosso blog para ajudar a entender melhor nossa persona.
E embora esse não deva ser o uso principal, todos são úteis para um blog de negócios, mas são benefícios secundários para mim.
Como começar a blogar para o seu negócio
Você viu os benefícios que seu blog de negócios pode trazer para você – mais tráfego, leads, autoridade e um melhor relacionamento com seu público.