Elementor é um plugin para criação de sites e páginas no WordPress. Com ele, é possível escolher e configurar de forma simples desde o layout até itens de menu, botões, campos para textos e imagens, ícones, divisores, planos de fundo, efeitos, entre outros.
Na década de 90, no início da chamada “internet comercial”, era tudo mais difícil para quem queria ter uma página online. Mais do que uma atitude inovadora, era um exercício de paciência.
O desenvolvimento e a atualização dos sites ficavam restritos aos programadores e web designers. Assim, não havia uma dinâmica mais ágil do marketing na produção de conteúdo e criação de campanhas.
Porém, tudo mudou quando plataformas como o WordPress surgiram. Com elas vieram ferramentas como o Elementor, um plugin de construção de sites e páginas que torna tudo mais fácil e prático para quem precisa colocar novidades no ar o quanto antes.
Como funciona o plugin Elementor WordPress
O Elementor não é o único, mas está entre os plugins de criação de sites e páginas mais instalados pelos usuários do WordPress. São mais de cinco milhões de instalações ativas, e uma avaliação média de 4,7 estrelas.
Além disso, ele tem uma lista de comentários que inclui elogios, agradecimentos e expressões como “a jóia da coroa do WordPress”, “absolutamente surpreendente”, entre outras, assim como diversas interações ressaltando a facilidade de uso.
Mas é mesmo para tanto? Qualquer usuário do WordPress que tenha o plugin Elementor em seu site dirá que sim. Começando pelo fato de ser um plugin, o que é sempre um ponto positivo destacado por que é adepto do WordPress. Basta instalar no painel do site e ativar para usar.
E depois, na hora de criar sites inteiros ou páginas específicas, o usuário se depara com uma série de funcionalidades (e facilidades) para escolher desde o layout (podendo ser criado do zero ou uma das sugestões de templates do Elementor) até itens de menu, botões, campos para textos e imagens (incluindo carrossel e galerias), ícones, divisores, planos de fundo, efeitos, entre outros.
Tudo está disponível para “pegar e soltar” (drag and drop) na página em criação, sem necessidade de escrever linhas de código HTML ou CSS – até é possível, mas não é obrigatório. O Elementor é um editor visual e tudo o que está sendo construído é mostrado para o usuário em tempo real no front-end, o que é uma “mão na roda” para quem quer agilizar possíveis ajustes antes da publicação.
Em resumo, o Elementor funciona de modo simples e intuitivo e elimina toda a complexidade que alguém possa supor existir na criação de sites e páginas online, o que é uma de suas características principais. Continue lendo o texto e confira as demais.
Principais características do Elementor
As empresas têm a opção de criarem seus sites usando plataformas 100% gratuitas. Mas a preferência pelo WordPress, tendo o maior custo relacionado ao espaço contratado no servidor de hospedagem do site e não no uso da plataforma, é justificada por inúmeros motivos, mas muito por causa da possibilidade de uso de plugins como o Elementor.
E no caso do criador de sites e páginas, além do modo fácil de usar, inclui também as seguintes características:
1 – Custo reduzido
O Elementor possui versões gratuitas e pagas. Sua empresa pode começar usando a versão gratuita, que já atende muitas demandas, e optar pela versão PRO conforme forem surgindo novos projetos, escopos mais complexos com necessidades de mais opções de funcionalidades. Essa é, aliás, basicamente a diferença do Elementor grátis para o Elementor pago: a oferta de funcionalidades. A página do plugin traz a tabela de preços sempre atualizada.
2 – Tempo de criação
Uma das características do Elementor que chama a atenção, principalmente comparando com aqueles tempos de internet engatinhando, citados no começo deste post, é o tempo para a criação e publicação das páginas. É muito mais curto que o processo “tradicional” de desenvolvimento. O que só reforça pontos positivos como a oferta de múltiplos templates e funcionalidades e poder ver a página sendo criada em tempo real.
3 – Atualizações e aprendizado
Como ocorre com toda a comunidade WordPress, o Elementor passa por frequentes atualizações. Isso ajuda a tornar o plugin ainda melhor, agregando novas funcionalidades ou corrigindo possíveis bugs, como ocorreu recentemente. Além disso, também há suporte e fóruns que tiram dúvidas e dão dicas para um melhor uso do plugin. E também pelo fato de ser simples e intuitivo, aprender a usar o Elementor é relativamente rápido, na base do “quem sabe faz ao vivo”.
4 – Inclusivo
O Elementor pode ser considerado um item importante na estratégia de inclusão digital de uma empresa justamente por facilitar a criação de páginas com autonomia. Pense em quantas empresas, especialmente as de menor porte, teriam dificuldades se dependessem de um profissional especializado para criar uma página de formulário ou uma página de ofertas. Até mesmo o dono da empresa pode se aventurar com sucesso tendo o Elementor como bússola.
Como usar o Elementor numa estratégia de Inbound Marketing
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: como posso usar o Elementor na minha estratégia de Inbound Marketing? Um dos exemplos mais citados é a criação de Landing Pages. O plugin possui ingredientes para você criar uma página de conversão objetiva e atraente para seus visitantes.
Mas há um porém: como a versão gratuita do Elementor não permite integrar com ferramentas de automação de marketing, é preciso avaliar o custo-benefício de pagar por uma das opções PRO do plugin – o que pode pesar no caixa da empresa.
Neste caso, uma das opções é usar o Elementor para criar páginas especiais e contratar uma plataforma de automação à parte. Você pode contar, por exemplo, com o RD Station Marketing ou outro CRM para criar e gerenciar as Landing Pages, a base de Leads e todo o Email Marketing