Como funcionam os domínios na internet: Hoje em dia, ter um site não é uma opção, mas sim uma necessidade. Se você deseja um para sua empresa ou para seu currículo , um site ajuda você a estabelecer sua autoridade, ser contratado, vender produtos e muito mais. Mas para qualquer site ter sucesso, você precisa de um nome de domínio. No entanto, o que são realmente os domínios e como eles funcionam exatamente?
Este post é um pouco complexo e há muitos termos circulando que podem ser confusos. Por isso, neste guia explicaremos em detalhes o que é um nome de domínio e como funcionam os domínios. Ao final do post, queremos que você tenha um conhecimento profundo sobre domínios e seja capaz de escolher o melhor para o seu site.
O que é um Nome de Domínio?
Vamos começar com a pergunta básica: o que exatamente é um domínio? É algo com o qual você provavelmente já está familiarizado.
Simplificando, um nome de domínio é um endereço que as pessoas digitam no navegador para chegar ao seu site. Mais especificamente, cada nome de domínio é na verdade um rótulo estruturado conectado a um endereço IP específico do servidor que hospeda seu site.
Então, no final, as pessoas chegam ao seu site porque visam o endereço IP correto. No entanto, como são difíceis de lembrar (“Conecte-se com seus amigos em 157.240.18.35!”), usamos esses rótulos ou nomes de domínio estruturados.
Explicação da estrutura do nome de domínio
Outra coisa com a qual você provavelmente está familiarizado é que o próprio nome de domínio consiste em duas partes: o nome de domínio real e o TLD ou nome de domínio de nível superior. Por exemplo, se seu domínio for seudominio.com , a parte .com é o TLD e seudominio é o nome de domínio real.
Existem vários TLDs como .org , .net , .gov , até mesmo .pizza , .vip e muitos mais. O número de domínios de primeiro nível e seus nomes estão sob a jurisdição da ICANN .
ICANN significa Internet Corporation for Assigned Names and Numbers e eles são responsáveis por criar novos e manter os domínios de primeiro nível atuais. A ICANN também tem contratos com vários registradores de nomes de domínio nos quais você pode registrar e comprar seu nome de domínio.
Como um nome de domínio é diferente de um site?
Como você já deve ter percebido, seu nome de domínio não é igual ao seu site, embora os dois estejam intimamente conectados.
Seu site consiste em vários arquivos: páginas HTML que exibem conteúdo, folhas de estilo CSS que controlam estilos como tamanho da fonte, cor do botão, espaçamento entre elementos e muito mais. Ele também contém imagens e outros arquivos de mídia, como arquivos de vídeo e áudio. Pense nisso como o mobiliário e o design de interiores que decoram uma sala de estar.
No entanto, para armazenar esses arquivos, você precisa de hospedagem na web, que funciona como um lar para todos os arquivos do seu site. Em nossa metáfora de cima, essa seria a casa. Um domínio, por outro lado, serve como um endereço de rua em que está.
Resta a pergunta, como os potenciais visitantes vão parar no lugar correto ao te procurar?
Como funcionam os domínios
Então, vamos falar sobre como os domínios funcionam. O que exatamente acontece quando alguém digita um nome de domínio em seu navegador? Como eles chegam ao seu site e não ao de outra pessoa?
Para entender isso, primeiro temos que ter uma compreensão básica de como a Internet funciona.
A Internet nada mais é do que uma rede gigante de computadores. Esses computadores estão conectados uns aos outros através de uma rede e cada computador tem seu próprio endereço IP.
Conforme já estabelecido, usamos nomes de domínio para que não tenhamos que nos lembrar de endereços IP. No entanto, para associar um endereço IP ao nome de domínio correto, você precisa de um local onde essas relações sejam armazenadas. Mais ou menos como um mapa que aponta as pessoas na direção certa.
No caso de domínios, esse mapa é conhecido como DNS ou Domain Name System. Em poucas palavras, o DNS é um conjunto de servidores especializados que conectam o endereço IP correto ao nome de domínio correto.
Quando alguém digita seu nome de domínio no navegador, o navegador envia uma solicitação ao DNS. O DNS procurará o endereço IP associado ao nome de domínio e o passará para o computador que realmente possui os arquivos que compõem seu site.
Isso buscará o conteúdo do seu site e enviará esses dados de volta ao navegador, que exibirá seu site ao visitante que digitou seu nome de domínio.
Tudo claro até agora?
Agora que você sabe o que é um nome de domínio e sua estrutura, vamos examinar os termos básicos associados a nomes de domínio e o que eles significam.
Diferentes tipos de domínio
Você já sabe o que é um domínio de nível superior. Além dos TLDs, existem vários outros tipos de domínio. Eles incluem:
- Domínio de segundo nível — São simplesmente domínios que seguem os TLDs. Por exemplo, o domínio de segundo nível em torquemag.io é torquemag . No entanto, também existem outros casos, como .co.uk , em que o segundo nível é .co .
- Domínio de terceiro nível — Até agora, você deve ser capaz de descobrir isso sozinho. Simplesmente desça outro nível à esquerda. O domínio de terceiro nível mais comum é www , mas os subdomínios também são um exemplo frequente (veja abaixo).
- gTLD — significa domínio genérico de nível superior. Originalmente, havia apenas sete deles: .com , .org , .net , .int , .edu , .gov e .mil (para militares). Até agora há muito mais (mais de 1.500), incluindo coisas como .coffee , .hiphop e .lgbt .
- ccTLD — abreviação de domínios de primeiro nível com código de país e são baseados em códigos de país internacionais. Alguns exemplos incluem .it (para a Itália), .de (Alemanha), .fr (França) e .us (dê um palpite). Existem também versões internacionalizadas em alfabetos não latinos, como chinês e árabe.
- Subdomínio — Normalmente são usados para criar um site totalmente novo sobre um site existente. Um exemplo comum seria criar uma seção de suporte ou base de conhecimento, como support.domainname.com ou help.domainname.com .
Termos Básicos Associados a Domínios
Há um monte de termos básicos que geralmente aparecem em relação aos domínios. Já explicamos endereços IP e registros DNS. Vamos a mais alguns deles:
- Servidores de nomes — Se os registros DNS são como um mapa, os servidores de nomes são o papel no qual são impressos. Eles são os servidores físicos que contêm os registros que apontam os navegadores para os endereços IP corretos.
- Registros CNAME — significa nome canônico. Esses registros mapeiam um nome alternativo para um nome de domínio verdadeiro. Por exemplo, você pode usar o registro CNAME para mapear um subdomínio www ou mail para yourawesomedomain.com . Em alguns casos, você precisará criar um registro CNAME para verificar a propriedade de seu domínio ou apontar seu nome de domínio para um servidor específico. É importante mencionar que você só deve usar o registro CNAME quando nenhum outro registro estiver disponível.
- Registros A — O registro A aponta seu nome de domínio para um ou mais endereços IP. Portanto, ao contrário do CNAME, os registros A são mais diretos, pois não mapeiam dois nomes entre si (que, no final, resolvem endereços IP diferentes).
- Registros TXT — Registros de texto que permitem inserir texto no DNS. Alguns usos comuns incluem verificar a propriedade do domínio ou garantir a segurança do e-mail.
- Registros MX — Significa registros de troca de correspondência. Eles são responsáveis por direcionar o e-mail para um servidor de e-mail. Em outras palavras, os registros MX garantem que os e-mails enviados para o seu endereço de e-mail cheguem à sua caixa de entrada.
- Domain Registrar — Uma empresa que vende nomes de domínio. A pessoa que registra um nome de domínio é chamada de Registrante de Domínio .
- Propagação de domínio — O processo ou o prazo durante o qual os servidores de nomes são atualizados em todo o mundo quando você faz uma alteração em um de seus registros DNS. Essas alterações podem levar de 2 a 48 horas para entrar em vigor, dependendo do tipo de alteração que você está fazendo.
Como escolher um nome de domínio para o seu site
Portanto, como os nomes de domínio são a principal maneira de os visitantes acessarem seu site, a escolha de um nome de domínio é uma etapa importante. Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo a criar um ótimo:
- Certifique-se de que seu nome de domínio seja fácil de soletrar e lembrar.
- Se você estiver criando um site pessoal, considere usar seu próprio nome como domínio.
- Se você estiver construindo um site comercial, usar o nome da empresa é a escolha mais lógica.
- Evite usar números de hífens, pois isso tornará mais difícil de lembrar. Também será mais difícil para você soletrar em situações como conversas telefônicas, apresentações, vídeos, gravações de áudio e assim por diante.
- Se você descobrir que todos os nomes de domínio desejados foram usados, considere o uso de uma extensão diferente.
Resumo: como funcionam os domínios
Neste post, abordamos o que é um nome de domínio e seu histórico técnico. Discutimos diferentes tipos de domínios e termos básicos associados a nomes de domínio. Também compartilhamos dicas sobre como escolher o melhor nome de domínio para o seu site e analisamos as etapas de compra e registro de um nome de domínio.
A única coisa que resta a fazer agora é registrar o nome de domínio desejado e começar a trabalhar em seu site. Feliz lançamento!