Diferenças entre WebSite e Landing Page: Construir uma Landing Page ou um site pode parecer complicado para os empreendedores. Como você escolhe entre os dois? Como você pode criar um site ou Landing Page que o ajudará a atingir suas metas de negócios? Quando você deve construir ambos?
Conhecer as principais diferenças entre Landing Pages e sites ajudará você a decidir quando criar cada um e como criar algo para atingir seus objetivos de negócios.
O que é uma Landing Page?
As Landing Pages são páginas da Web independentes criadas para atingir um único objetivo. Esse objetivo pode ser vender um produto ou serviço, obter o endereço de e-mail do visitante, obter inscrições para um boletim informativo ou obter inscritos para um evento online.
As Landing Pages são projetadas para converter visitantes. Por isso, possuem características únicas que auxiliam o usuário a concluir a ação.
Aqui está um exemplo de uma Landing Page da Shopify criada para fazer com que os visitantes se inscrevam para uma avaliação gratuita:
As Landing Pages devem limitar as distrações que podem afastar os visitantes da página e fornecer a eles todos os detalhes e informações de que precisam para realizar a ação que a empresa deseja.
Uma Landing Page pode ser usada como uma página de vendas de produtos, um site de página única ou um site em breve. Em alguns casos, também pode ser um site independente com várias seções apontando para uma chamada à ação clara.
O que é um site?
Um website é um grupo de diferentes Landing Pages, páginas da Web e seções para fornecer aos visitantes as informações que eles procuram sobre sua empresa.
Normalmente, um site de negócios incluirá várias seções, como uma página sobre, uma página de contato, uma página de blog, produtos e páginas de serviços.
Os sites geralmente têm páginas separadas para diferentes recursos.
Aqui está um exemplo de site da Typeform . Você pode ver todas as diferentes páginas do site no menu de navegação superior:
1. Landing Page x site: objetivo
Construir uma Landing Page ou um site pode parecer complicado para os empreendedores. Como você escolhe entre os dois? Como você pode criar um site ou página de destino que o ajudará a atingir suas metas de negócios? Quando você deve construir ambos?
Conhecer as principais diferenças entre Landing Pages e sites ajudará você a decidir quando criar cada um e como criar algo para atingir seus objetivos de negócios.
Qual é a diferença entre uma Landing Page e um site?
Conhecer as principais diferenças entre Landing Pages e sites ajudará você a escolher o que é certo para sua empresa.
Landing Page x site: objetivo
UmaLanding Page é projetada com um objetivo específico em mente: converter visitantes; Considerando que um site geralmente tem vários propósitos.
Em vez de compartilhar informações ou promover o negócio, uma Landing Page apresenta uma única oferta.
Aqui está uma Landing Page criada para que os visitantes iniciem uma avaliação gratuita do agendador de mídia social Loomly :
O principal objetivo de um site deve ser explicar o negócio, construir a confiança do consumidor com o negócio e encorajar o engajamento com sua marca.
Embora as Landing Pages e os sites sejam diferentes em estrutura, as Landing Pages às vezes podem fazer parte de um site, mas um site geralmente é mais do que apenas uma única página de destino.
Landing Page x site: navegação
As Landing Pageso não têm uma barra de navegação na parte superior para permitir que os visitantes naveguem para outras partes do site, a menos que façam parte de um site.Abaixo está um exemplo de uma Landing Page ultraclara e simplificada do Pipedrive :
Um site é fácil de navegar e incentiva ativamente as pessoas a visitar várias páginas diferentes em seu site. Mas, devido ao foco principal de uma Landing Page em apenas um objetivo, é melhor deixar de fora a barra superior ou os menus de navegação da barra lateral.
O Calendly usa uma barra de navegação superior para que os visitantes possam encontrar rapidamente o que procuram:
Claro, você pode incluir uma barra de navegação em sua Landing Page. Mas, para incentivar a conversão de seus visitantes, é melhor eliminar as distrações e mantê-los na página de destino.
3. Landing Page x site: origens de tráfego
Se você está gastando dinheiro com Google Ads, Facebook Ads ou qualquer outro tipo de anúncio pago, você deve sempre enviar tráfego para uma Landing Page criada especificamente com uma meta de conversão clara. Em última análise, isso deve resultar em um ROAS (retorno sobre o gasto com anúncios) mais alto.
É verdade que uma página de propósito único pode afastar algumas pessoas se suas necessidades forem diferentes do que sua Landing Page aborda. Mas é melhor para tráfego pago, pois permite medir o ROI e a eficácia e fazer ajustes com base em suas métricas.
Você não deve direcionar tráfego pago para a página inicial do seu site ou qualquer outra página do seu site. É melhor se o tráfego geral do site vier de fontes não pagas, como compartilhamentos de conteúdo, pesquisas orgânicas do Google e postagens de mídia social.
Quando você precisa de uma Landing Page?
Você precisa de uma Landing Page o quando está tentando atingir uma meta focada e se estiver executando campanhas de anúncios pagos. As Landing Pages quase sempre são as melhores para gerar leads e fechar vendas porque têm um CTA claro e fornecem as próximas etapas para clientes em potencial.
Criar uma ótima Landing Page se resume a incluir esses três elementos.
1. Objetivo claro
Antes de criar sua Landing Page, certifique-se de ter uma resposta clara para a pergunta: o que queremos alcançar com esta página de destino?
Conhecer seu objetivo ajudará você a criar algo fácil para os visitantes navegarem e agirem. Por exemplo, uma página inicial da Shopify para uma loja de comércio eletrônico é muito diferente de uma página inicial de captura de leads para uma agência de marketing.
2. CTA atraente
Um CTA claro e envolvente que se destaque em sua Landing Page ajudará os visitantes a entender qual ação você deseja que eles executem.
Use cores de alto contraste para seus botões de CTA para destacar a copy (texto). Inclua palavras de ação imperativas como “Inscreva-se!” ou “Pegue seu brinde!” para que os visitantes saibam o que fazer.
A SurveyMonkey usa botões CTA contrastantes com imperativos para incentivar os visitantes a clicar:
3. Copy envolvente (Textos)
Escrever uma copy (texto) envolvente que fale diretamente com seu público-alvo tem o potencial de fazer ou quebrar sua Landing Page.
Para identificar que tipo de copy (texto) de vendas você deve usar em sua página, primeiro você precisa conhecer o objetivo de sua página e seu público-alvo.
Quer receber mais inscrições em newsletters? Você está vendendo ingressos para um próximo evento? Você está dando um ebook grátis?
Se você estiver vendendo ingressos, precisará de uma abordagem diferente do que se estiver pedindo aos visitantes que baixem um e-book.
Considere como seu público se comunica e como você pode transmitir melhor sua mensagem.
Mantenha sua copy (textos) concisa e comece abrindo sua página com um gancho para chamar a atenção deles.
Os CopyHackers escrevem uma copy (texto) atraente que está de acordo com a voz da marca:
Você deve escolher uma Landing Page ou site?
As Landing Pages e os sites são componentes essenciais das campanhas de marketing de qualquer empresa. Saber quando e como usar cada um ajudará você a se envolver com mais visitantes e converter mais clientes.
O truque é conhecer suas principais diferenças e pontos fortes para que você possa aproveitar cada um a seu favor. Depois é só criar páginas, enviar tráfego, fazer testes e avaliar resultados. Pronto para começar a criar sua próxima Landing Page ou site? Por que não conferir os nossos serviços? Nós criamos seu Site ou Landing Page, basta clicar aqui e entrar em contato conosco via WhatsApp